segunda-feira, 25 de agosto de 2008

CD IMPORTANTE - a importância de se ter o que realmente importa


Em julho comprei um cd que há anos queria comprar e acabava que nunca comprova. Seja por lançamentos que chegavam e eu não “resistia”, ou talvez, porque eu já tive esse cd há um tempo mas foi roubado.

O CD é o ZOOROPA do U2 - disco de 1993. Não sou um grande entendedor da carreira do U2. Sei que o que melhor eles produziram foi na década de 80, mas para mim, este é o melhor disco deles. E eu conheci esse disco por acaso. Ganhei ele de Amigo Oculto - sim, aquela brincadeira que só tem graça mesmo quando você não sabe o que vai ganhar. Lembro, que estava na quinta ou sexta-série do primeiro grau e quando passou a lista para escrever o que queria , escrevi apenas algum cd do U2. Qualquer um. E eis que tive essa agradável surpresa. Não é que o Amigo oculto quando o presente realmente é oculto pode funcionar?

Foi paixão a primeira ouvida. Vocês já tiveram isso? Ouvir um cd e saber que de alguma forma você se identificava por inteiro com ele e ele toca algo em sua alma, sua essência que você talvez nem tinha noção que existia? Felizmente, isso aconteceu comigo outras vezes.

Anos depois esse querido disco foi roubado no toca-cds de um carro e desde então fiquei para comprá-lo e sempre adiava. E eis que agora já o tenho em mãos. E daí? E daí que quero compartilhar com vocês, a história, a sensação e a constatação de como é bom na vida procurarmos algo que realmente tenha haver conosco: é uma sensação mais profunda do que apenas acompanhar o que aparece. Existem outros cds que ainda não tenho pelo mesmo motivo que não tinha esse, mas espero tê-los e a medida que o tiver em mãos vou compartilhar com vocês o que acho desses cds.

Sei que para muitos Zooropa não é o melhor do U2, mas para mim é. O grupo se mostra com a cabeça aberta, provavelmente em busca de uma sonoridade nova e presenteia o ouvinte com um som que pode ser descrito como se você tomasse um extasy no caminho de volta para casa depois de uma boa balada. Os efeitos eletrônicos, os riffs de guitarras acompanhados por sintetizadores, o vocal mais sedutor do que nunca do Bono, os agudos ala travesti de Bono, letras que alternam entre a sensação de desprendimento e belas e simples conclusões filosófica da vida (Somedays Are Better than Others) até metáforas absurdas (Lemon), além de romance quase infantil e adolescente (Babyface) e críticas políticas (Zooropa, faixa-título). Faz desse disco um marco de genialidade na música.

O U2 mostrou algo novo sem medo. Sem medo de parecer eletronico, sem medo de parecer ridículo, sem medo de parecer possivelmente rock-gay. Para isso foram atrás do produtor Brian Eno, mas sem medo, não como o Coldplay fez atualmente em Viva La Vida, para tentar a sorte.

Fãs não gostaram muito, talvez porque o U2 já vinha do também eletrônico Actun Baby, de 1991, mas mesmo assim redenderam bons momentos da carreira do U2. Seja por uma das melhores baladas já feitas pelo grupo, Stay (far away, so close!) ou pelo fantástico clipe da música Numb. Aquele em que fica somente o rosto do guitarrista The Edge e várias situações vão acontecendo com ele, até mesmo um pé é colocado em sua cara.

Experimente ouvir Lemon e dançar essa música no escuro com os olhos fechados ou Cantar em voz alta Somedays e você talvez entenda o que esse disco causou em mim.

Com Zooropa, algo genuíno em mim foi tocado de uma maneira única. E aqui está a minha dica de um fantástico disco que não tem medo de ousar e ainda assim soar pessoal e agradável. Há algo ali não dito que é para ser sentido. Ouça, tenha, assista.

Abaixo, dois bons momentos do disco. Aproveite:



3 comentários:

Priscila Cunha disse...

Eu sei como é a sensação de ganhar um Cd ótimo de um amigo. Recentemente, ganhei "The Corrs - Unplugged" e amei!

Unknown disse...

realmente, é importante ter o que importa... mas como cada dia está mais difícil de apontar diante o enmaranhado que se apresenta, o que de fato nos toca porque nos remete aos valores que não se vão "quando o disco quebra" ou que aparecem "quando vou na esquina e compro outro"... Ler seu texto, Valmique, se fez importante para mim porque com ele veio a cumplicidade,a risada, a saudade... um grande beijo e parabéns!!!

Angela Guimarães

Valmique disse...

Fofas! Sou um sortudo com hã? Não tenho dúvidas disso! hehehe