sábado, 30 de agosto de 2008

TRILHAS SONORAS - eu ouço, eu vejo, eu gosto.


Lista é uma coisa complicada. Polêmica. Seu objetivo é chamar a atenção e no fundo, por mais que seja uma forma cansativa/repetitiva consegue. O PARENTZS por exemplo, teve o seu post mais comentado sobre uma lista.

Bem, a que chamou minha atenção dessa vez foi sobre um assunto que me interessa muito: trilha sonora. Sim, um grande filme tem uma grande trilha sonora. Mas não necessariamente um está no outro, mas quando está, aí sim, é um grande filme, sem dúvida. Tanto de música instrumental quanto de música popular.

Na lista feita pelo site Gigwise, merecidamente constam no TOP 25, as trilhas de grandes filmes com grandes trilhas. Como Pulp Fiction (o primeiro filme que me lembro que a trilha foi tão comentada quanto ele, e olha que eu era um pirralho quando o filme foi lançado mas me lembro disso), Hora de Voltar ( Secret Garden em inglês, que tem uma das músicas mais belas, introspectivas e viajantes que já ouvi: a faixa “let go” da banda Frou Frou), Transpoitting (com a viagem lisérgica do hino eletrônico “Bornsleep” do Wonderwolrd e ainda a bela balada Perfect Drug do Lou Reed).

Entretanto, como todas as listas, para mim faltou algo. Algo mais popular e nem por isso com qualidade inferior. Talvez pelas boas memórias que as trilhas-sonoras e seus respectivos filmes que vou citar abaixo me tragam, mas no meu TOP 10 de trilhas também vão constar. Mas para não entregar o ouro de uma vez, durante o mês de setembro colocarei outras indicações de trilhas aqui no site. Abaixo, a primeira, para começar:

ROMEU E JULIETA (Romeo and Juliet, 1996).

Essa versão moderna do clássico de Shakespeare, com Leonardo DiCaprio no elenco, foi a primeira trilha sonora que comprei e que me abriu um novo mundo. Sim! O mundo das trilhas sonoras! E foi aí que eu me rendi de 4, de joelhos, por completo a música que toca naquele momento, músicas essas que desde então não passam despercebidas para mim.

Neste disco, se há o popular de “Lovefool” dos Cardigans e “Young Hearts Run Free” da Kym Mazelle, há o alternativo-cult de Radiohead, com “To You I Bestow”, e “#1 Crush” do Garbage, e o melhor: artistas que com certeza eu nunca iria ouvir e me identificar tanto quanto Quindon Tarver com uma das melhores músicas que já ouvi: “To You I Bestow”. Além de Stina Nordenstam com a delicada, cativante e emocinante “Little Star”. Além do rock-bossa-nova de The Wannadies com “You And Me Song” e a obscuridade de Butthole Surless com “Whatecer (i had a dream)”.

Se o filme não é tão bom não há dúvida de que a trilha é ótima! Os gemidos e vocais de Shirley Manson, do Garbage, cantando, em um quase suspiro “eu morreria por você”, deve ter feito Shakespeare revirar no túmulo! Mas de alegria!

2 comentários:

Priscila Cunha disse...

Eu ia olhar. Mas, desisti qdo vi que eles listaram os 50 filmes em flash.

Eu me lembro de boas trilhas em:
Closer; As Panteras (só a trilha salva, inclusive); Segundas Intenções...
e mais um milhão de filmes em que o Hans Zimmer assina a trilha sonora.

Valmique disse...

Pô lembrou de uma boa Pri: Segundas Intenções.

É bem pop mas é ótima: Tem, Placebo, Fatboy Slim e Blur. Só por isso já tava bom né? hehe