quinta-feira, 29 de maio de 2008

1998 - um ano para ser lembrado no mundo da música



Você lembra de 1998? Musicalmente falando? Em 2008, completa-se uma década de um ano que trouxe muita música boa. Não que em 99, 97 ou 2007 não tenha sido lançado algo bom, claro que não. Mas naquele ano em particular, artistas que ainda são relevantes e/ou interessantes lançaram obras/discos idem:

Madonna trouxe um pop maduro, moderno e contagiante com Ray Of Light


Alanis Morissette trouxe novas perspectivas para o rock e o pop com Supposed Former Infatuation Junkie



O Placebo sofisticou o rock com melodias mais elaboradas com efeitos eletrônicos, um gosto retrô e um q melancólico no disco Without You I´m Nothing.



Jewel apareceu mais emocionante, reflexiva e sensível do que nunca em Spirit



Ainda teve PJ Harvey com Is This Desire?; Marilyn Manson e seu visual andrógeno-futurista, com direito a seios, em Mechanical Animals; o Hole, de Courtney Love, veio com Celebration Skyn; Tori Amos com From the Choirgilr Hotel; O Smashing Punkins lançou Ava Adore e o Garbage passou com louvor “na prova” do segundo disco, com Version 2.0.

98 também foi um ano de boas revelações/estréias: Rufus Wainwright lançou o homônimo primeiro disco na primavera daquele ano; Natalie Imbruglia chegou ao continente americano com seu primeiro disco, Left Of The Middle, lançado no final de 97 na Europa e Austrália; Lauryn Hill, ex-vocalista do grupo The Fugees, lançou seu primeiro e aclamado disco solo, The Miseducation of Lauryn Hill.

As trilhas-sonoras de filmes também foram destaques em 98. Mas um balada se destacou, pela bela letra e melodia. Não, não estou me referindo a My Heart Will Go On, da Celine Dion, tema de Titanic, que tocou exaustivamente naquele ano, mas sim a outra música: Iris, do Goo Goo Dolls, trilha do filme Cidade dos Anjos.

Em 2008, alguns desses artistas lançam novos trabalhos, como você pode acompanhar aqui no PARENTZS. Alguns ainda são relevantes, outros ainda são interessantes e outros nem uma coisa nem outra, mas não há como negar que há 10 anos, em 1998, eles fizeram algo relevante e sem dúvida, interessante para a história da música.

E então, o que você ouvia de 1998 que te marcou? Com certeza você deve ter uma resposta.

5 comentários:

Flavimar Dïniz disse...

Faltou falar: em terras tupiniquins, Gal Costa lançava "Aquele Frevo Axé", sucessor do festejado Acústico MTV, que é até hoje um dos álbuns mais importantes de sua carreira; Maria Bethânia arrebatava multidões com "A força que nunca seca", trazendo para o mainstrean um time de novos compositores que incluia, a propósito, a estreante Vanessa da Matta; e Mônica Salmaso lançava "Trampolim", seu primeiro vôo solo após o cd com os Afrosambas, lançado juntamente com Paulo Bellinati.

david santos disse...

Gostei de tudo, embora admita que falta aqui alguns bem importantes como denuncia o nosso amigo, flavimar.
Parabéns.

Caio Paranhos disse...

Adorei seu blog, Valmique.

Valmique disse...

Flavimar, David e Caio obrigado por terem acessado o PARENTZS e comentado. O que é melhor ainda!

Aviso, que esta semana irei colocar novas postagens aqui no PARENTZS.

Informo que tenho um outro blog: www.muzablog.blogspot.com

abs e até mais!

Unknown disse...

Nossa, 1998... Lembro muuuuito da Alanis, por sua causa! :)
Ótimo momento remember!!!