domingo, 31 de agosto de 2008

APETITOSO! - flavors of entanglement, o novo disco da Alanis Morissette



A mitologia grega da Fênix talvez seja a melhor forma para definir o novo disco de Alanis Morissette, Flavors Of Entanglement (algo como , sabores do obstáculo) . Fênix é uma ave que ressurge de suas próprias cinzas, com toda sua força. Já Alanis, ressurge após quatro anos com seu disco de inéditas depois de lançar dois discos focados no passado (Jagged Little Pill Acústico - uma regravação acústica do seu disco de maior êxito comercial - e The Collection - como o nome diz, uma coletânea baseada em seus 10 anos de carreira, ambos de 2005), um disco de inédita lançado em 2004, So Called Caos, que não trazia nada novo ou até mesmo interessante em termos musicais e líricos em relação aos seus trabalhos anteriores; e o principal, o fim de um noivado.

Assim, com Flavors, Alanis traz uma nova perspectiva musical para o seu pop rock - com o uso de elementos eletrônicos, fruto da parceria com Guy Sigsworth, que produziu e compôs junto com ela todas as músicas do disco - e uma temática lírica mais adulta, indo além das temáticas existenciais e amorosas do relacionamento humano. Desta forma, se de longe Flavors parece ser o melhor disco dela nesta década é no mínimo, o mais original e interessante.

O rock de Alanis com influência eletrônica de Guy, que já trabalhou com Bjork, Madonna e até Britney Spears, faz o som da canadense parecer revigorado de tal forma que num primeiro momento causa estranhamento, que no geral, funciona bem, com uma ou outra exceção. Mas após ouvir mais de uma vez, ou com a devida atenção, percebemos ali a Alanis de sempre: honesta com a expressão de seus sentimentos, em busca de entendê-los de uma forma humanista e psicológica com a energia do rock'n'roll e a facilidade do pop. É válido ressaltar, que Alanis é uma das poucas artistas que vale a pena você saber o que ela diz nas letras. Porque assim, você irá apreciar/aproveitar muito mais as suas canções.

Musicalmente Alanis está versátil. O disco traz combinações características da artista, como o rock somado a elementos indianos e baladas. Em alguns momentos, Alanis lembra artistas interessantes como Placebo e novos nomes do dito novo hard rock, como Linkin Park e Evanescence. Entretanto, destaca-se suas experimentações que resultaram em canções dance-eletrônicas e pop de melodias quase infantis. Entenda melhor no faixa-a-faixa do CD que fiz abaixo. Alanis se mostra tão positivamente imprevisível musicalmente, ou desencanada no campo experimental, que me deixou com vontade de ver como seria um disco dela feito em parceira com o Moby ou com Steve Osborne, que produziu diversos discos do Placebo.

Mas como comecei esse texto, estamos diante de uma fênix: Flavors mostra uma Alanis versátil, destemida, tanto artisticamente quanto pessoalmente, e de uma forma ou de outra, mostra também, mesmo que indiretamente, para aqueles - ou talvez até para ela mesma - que não acreditariam que ela poderia ressurgir seja artisticamente ou musicalmente.

Na postagem abaixo, segue um faixa-a-faixa do disco. Assim, você poderá melhor sentir/entender o Menu Saboroso proposto por Alanis em seu novo disco.

Nenhum comentário: