terça-feira, 16 de outubro de 2007

VOU TER QUE VIRAR FÃ DA IVETE? – desabafo de um brasileiro que aprecia música pop internacional



Três questões estão me incomodando profundamente no momento. Elas estão diretamente relacionadas ao fato de ser brasileiro, de classe média e morar aqui no Brasil. Não, não estou falando sobre a subida de posições do país em algum dos rankings de pobreza e corrupção divulgados pela ONU ou algo do tipo. Não meu caro, tenho questões mais importantes que me afligem no momento. Como o novo disco da Natalie Imbruglia, o novo da PJ Harvey que ainda não foram lançados no Brasil e até mesmo se as Spice Girls vão fazer show no país ou não.

NATALIE IMBRUGLIA lançou sua coletânea no início de setembro no exterior, intitulada Glorious – The Singles 1997-2007, e aqui no Brasil, nem sombra. E pra agravar ainda mais essa ausência, esta coletânea vem acompanhada de um DVD com os clipes que ela lançou ao longo de dez anos de carreira – alguns, verdadeiras preciosidades do mundo áudio-visual, como os clipes das músicas That Day e Shiver. Este último, por exemplo, mostra como fazer de uma aparente "mais uma música de amor" algo bem mais interessante. Confira no link:http://www.youtube.com/watch?v=FxdGj817u4A

Ainda não sabe de quem estou falando? Ah, sabe sim... olha só:http://www.youtube.com/watch?v=nHKKFf4EDlM&mode=related&search=

Lembrou né? Pois bem, provavelmente você não sabe mais nada sobre Natalie Imbruglia além dessa música Torn – e agora, Shiver - o que é uma injustiça, porque ela é muito mais do que só essa música. Muito mesmo. Mas aqui no Brasil, não sei por qual motivo, ela não é "divulgada o suficiente". E essa coletânea que saiu há mais de um mês no exterior (!?!?!) e ainda não tem previsão de lançamento aqui no Brasil , seria um ótimo começo para você adentrar no mundo musical dessa australiana de feições tão belas quanto sua arte.

PJ HARVEY, definitivamente uma das minhas musas, lançou seu novo disco White Chalk no final de setembro e... Isso mesmo. Nada para quem mora aqui no Brasil. Se não fosse a internet, não seria possível, até o momento, ouvir essa inglesa que faz uma arte visceral e poética, trocar a guitarra pelo piano neste novo trabalho. Ouça sua primeira música de trabalho deste disco, When Under Ether, no link abaixo. Mas se você quer ver o que é uma mulher autêntica com o rock nas veias? Veja o DVD dela PJ Harvey On Tour Please Leave Quietly e mergulhe de cabeça, sem medo, porque vale a pena. Ouça:
http://www.youtube.com/watch?v=74SwCYrALZM

Sim! Elas voltaram! Ou melhor, anunciaram a volta e voltam mesmo no final do ano, em novembro, quando saem em turnê pelo mundo e lançam um álbum com os maiores sucessos. Sim, estou falando das SPICE GIRLS. E porque estou falando delas? Porque tenho que confessar, que eu curto (ou curti?) essas garotas que na verdade hoje já tem mais de 30 anos e são quase todas mães. Constrangedor? Talvez... Afinal, todos gostamos de alguma coisa que preferimos que os outros não saibam... Enfim, quando soube que elas voltariam para a turnê e tal confesso que vi a notícia com um saudosismo adolescente mas depois achei a idéia boa – mesmo que aparentemente oportunista - a ponto de querer que elas façam o show aqui no Brasil. Mas como não é surpresa para quem leu os parágrafos acima, o Brasil também não está dentro, ao menos até a segunda ordem.

Mas nós do terceiro mundo que gostamos de artistas pop internacional já deveríamos estar acostumados com o fato deles ignorarem nosso carinho, certo Madonna? Bem, acostumados estamos, mas dá pra entender o por que das garotas apimentadas incluírem a Argentina nessa turnê e o Brasil ficar de fora? Sim, elas irão fazer shows para nostros hermanos, vizinhos muy amigos argentinos no final de janeiro de 2008. Por que então não aproveitam e dão uma esticadinha até aqui? É só elas pegaram um jatinho e em menos de alguns minutos elas terão cruzado a fronteira. Ok, sei que grandes shows não são fáceis de serem realizados em qualquer lugar por causa da tal logística dentre outras coisas mas...Pô! O Brasil tem uma população maior que a da Argentina e há fãs delas aqui, tanto que alguns até fizeram um abaixo assinado para que elas tragam o show pra cá. Não entendo... deve ter uma cláusula no contrato delas com a Argentina permitindo que elas façam show em qualquer país da América latina, até na Guatemala, menos no Brasil, fruto da “guerra fria” Brasil x Argentina... Ou será – agora falando sério - que elas estão achando que o show em Buenos Aires é na "capital do Brasil"? Alguém por favor! Avisem as garotas! Rápido! Os macaquinhos brasileiros agradecem.

Para entrar no clima apimentado veja o link abaixo, cante e cruze os dedos! (Não, não sou eu nenhum deles com peruca) :
http://www.youtube.com/watch?v=6jQ-QDzyhpo&mode=related&search=

Bem, se você está querendo algum desses trabalhos ou show em terras brasileiras, o jeito é fazer uma "fezinha pro santo". Agora, começa a fazer sentido o Brasil ser um dos maiores países católicos do mundo. Afinal, só uma intervenção divina numa situação dessas. Até porque "eu sou brasileiro e não desisto nunca!" – Sacada inteligente (ou pertinente) esse slogan, hã? É, pelo visto é bom começar a abrir os horizontes, deixar opniões de lado, aproveitar a realidade onde me encontro e começar a ver o lado bom de Ivete Sangalo. (Se você sabe qual é me avisa, ok?)

2 comentários:

Milton disse...

bem legal seu blog!
well, sobre os casos da natalie e das spices o q falar neh... a saída para isto eh o aeroporto rs

Anônimo disse...

é querido...
a única solução para o drama das Spice Girls é fazer uma visita aos nossos amigos argentinos...
Quanto as outras duas cantoras pop internacional, é só rezando...

e rezando muito!
Orgulho, orgulho, orgulho!

beijos.