terça-feira, 2 de outubro de 2007

I’M BRINGING VIDEOCLIPEBACK - a premiação da MTV Brasil



Na semana que o Brasil se inquietava para saber “quem matou a Taís” num mundo paralelo, não muito longe dali, alguns músicos também deviam estar inquietos para para saber se ganharia ou não na premiação da MTV Brasil.

O Vídeo Music Brasil mais conhecido como VMB, a tal premiação, aconteceu no último dia 27, sem maiores surpresas para o público da emissora, a não ser o show da Juliette and The Licks. Não quero comentar quem ganhou ou quem perdeu ou se a festa foi boa ou não até porque, não assisti e...quem não viu não pode falar, certo? Errado! Se não estive “durante”, estive antes e depois. Soube das categorias, os indicados, vi as chamadas da premiação na tv, o resultado, a cobertura nos sites de notícias... então, acho que posso comentar sim.

Para uma emissora que tem música no nome e que há tempos praticamente não passa música em sua programação, coerentemente, a premiação realizada pela mesma, que tem vídeo no nome, o vídoe-clipe ficou em segundo plano, como mostrou as categorias. É claro que música é muito mais que video-clipe, mas para um emissora de música, video-clipe, já que une imagem e música, é ou deveria ser tudo ou quase-tudo. Mas a MTV não está de toda ruim não, ou menos no VMB. Neste ano, em que houve uma reformulação geral nas categorias da premiação, surgiram algumas que mostram que eles estão antenados com o momento atual musical e juvenil. É o caso de incluir “melhor web hit” - que ganhou, merecedimante, o emblemático vídeo de “vai tomar no cu” - e “você fez” - já que hoje qualquer um pode fazer um clipe com a câmera do celular assim como pode tirar onda de escritor em algum blog, como eu estou fazendo no momento.

Mas a questão é: Uma coisa não exclui a outra. Explico-me: Não sei se estou sendo saudosista em plena era You Tube querer ver vídeo-clipe quando ligar na MTV ou querer ver as categorias melhor clipe pop, melhor vídeo rock, melhor diretor de video-clipe entre outras no Video Music Brasil. Talvez eu esteja ficando um pouco demodê mesmo, afinal a MTV gringa parece fazer a mesma coisa que a tupiniquim. Mas não é só eu, um zé ninguém que está reclamando, foi Justin Timberlake, o cantor-produtor-e-não-sei-mais-o-que-do-momento, que também demonstrou desgosto com o lugar que o video-clipe está tendo hoje em dia. Quando Justin foi receber um dos prêmios que ganhou, no Vídeo Music Awards desse ano - a premiação da MTV gringa, declarou algo como “mtv, queremos ver clipes e não Os Simpsons”.

O VMA também colocou as categorias sobre video-clipe em segundo plano este ano. E pra piorar a desconsideração com os video-clipes quem vota nestas premiações é o público. Ao menos a MTV Brasil insiste nisso, porque na dos gringos, eles fizeram isso no ano passado mas parece não terem gostado do resultado (nem eu, afinal Because Of You da Kelly Clarkson ganhou o prêmio de melhor vídeo feminino deixando para trás clipes/artistas como Hung Up de Madonna - Meu protesto não é só porque a música é uma água-com-açúcar insossa mas o clipe também é). Em 2007, no VMA, o público só pode votar em uma, a de revelação. O que acho justo deixar uma ou outra categoria para o público votar. Está se sentindo ofendido? Relaxa, leia o parágrafo abaixo que a raiva passar, garanto.

Público é público e fã, é um tipo de público “pior” ainda. Não que o público não pense, mas no geral ele não tem embasamento técnico/científico e o público-fã é extremamente parcial. Eu por exemplo, é claro que se eu puder votar na Alanis Morissette em alguma coisa eu vou votar nela não importa se o trabalho dela for inferior do que o dos candidatos. Por isso, deve existir um júri qualificado para saber valorizar algo feito por Jonas Akerlund, Chris Cunningham ou Stephanie Sednoui, entre outros, quando o vídeo dessas feras estiverem concorrendo com uma canção pop-chiclete do momento. Público-fã, como é o da MTV, não vai fazer isso, sobretudo quando a maioria desses fãs são adolescentes. Uma categoria para eles/nós seria o suficiente, afinal isso faz a votação nessa categoria mais emocionante, ao menos para mim, como era com a finada “escolha da audiência” do VMB.

Bem, estou com o Justin. Mas também acrescento ao discurso dele (até porque ele tem outras razões para querer ver clipe na MTV, sobretudo os dele) que também quero ver os video-clipes serem valorizados em premiações, principalmente naquelas que tem vídeo no nome. Para que assim, valorize-se quem faz do video-clipe seu trabalho e nos presenteia com verdadeiras preciosidades visuais quando apenas ligamos nosso aparelho de tv (ou acessamos o You Tube, claro).

Nenhum comentário: