sábado, 24 de maio de 2008

ACHADOS PERDIDOS - parte 2


Percebo com certo pessimismo, que o ir e vir não parece fazer tanta diferença. Então, decido ficar aqui. Estático. Entre os carros, entre as pessoas. Contra a expectativa do movimento de translação da Terra.

Ficarei aqui. Em pé. E garanto, que as pessoas que passarem por mim nada farão. Talvez no máximo resmunguem para si mesmas algo como "louco" ou "não tem nada para fazer do que ficar no meio do caminho?". Ou ainda, alguém esbarre em mim e peça desculpas, e só. Duvido que alguém olhará para trás e volte para me perguntar o que está acontecendo.

É provável, que um vira-lata se aproxime de mim e cheire. E talvez, até mije em mim. E assim irei me consolar com a idéia de que talvez esse será o maior contato caloroso que receberei. Até porque, não são os cães os melhores amigos do homem?

Mas caros amigos, permanecerei estático e contentarei-me em virar uma árvore. Uma bela e grandiosa árvore. O único vegetal nessa selva de pedra. A flora entre a fauna humana.

E ali, estático, começarei a criar raízes concreto adentro. Indo contra a transetoriedade do ambiente ao meu redor. Não voltarei para o sertão e nem o sertão virará mar.

E minha mãe responderá para quem lhe perguntar "o que o menino fez da vida de homem", que eu virei uma árvore. Mas não se entristeça Querida Mãe. Orgulhe-se. Porque graças ao heróico raio solar, que conseguir penetrar os arranha-céus e a camada de poluição dessa ilha de calor chamada vida, eu darei frutos. Saborosos e apetitosos frutos. Assim mãe, você tem um filho útil: uma árvore que dá frutos. E isso, é raro.

Sei que passarão as estações e é provável que no inverno eu perca minhas folhas e ninguém terá piedade de mim para me dar um cobertor, nem em campanha natalina dos Shoppings. Mas pacientemente esperarei o verão que trará o único raio de luz capaz de aflorar a minha existência.


autor: Valmique
imagem: imagem sobre obra (o formato da fumaça) de Vik Muniz.

Um comentário:

Priscila Cunha disse...

Para um bom entendedor, meia música valhe:

"If you're lost you can look and you will find me
Time after time
If you fall I will catch you - I'll be waiting -
Time after time"