sábado, 5 de abril de 2008

IT’S BRITNEY BITCH - novo clipe, nova polêmica



Provavelmente Britney Spears seja a artista (?) mais polêmica do showbizz atualmente. Sempre envolvida em polêmicas, quem trabalha sobre cultura pop, não consegue ficar indiferente a ela. O que ela fez da última vez? Fotografada sem calcinha? Mais uma confusão com o ex-marido envolvendo os filhos? Uma performance ao vivo fraca em que uns quilinhos a mais chamou mais a atenção do que o playback mal feito? Nada disso. Por incrível que pareça a última polêmica de Britney está relacionada a sua carreira, a sua música.


Trata-se de seu mais novo clipe, o da música “Break The Ice”. Feito em animação, estilo manga japonês. Nele, em um cenário futurista, uma Britney sensual e com um corpo esbelto luta contra inimigos, enfrenta um canalha sedutor, explode uma outra Britney e por fim, salta de um prédio e o clipe finaliza com “to be continued”. Mas por que esse clipe é uma polêmica? Simples: pelas diversas visões que esse clipe traz sobre a britney pessoa e a britney artista. Tanto positiva quanto negativa. Então, vamos a elas:

Negativamente, podemos ver esse clipe como uma tentativa mais fácil para a artista britney que não compõe ou produz suas músicas e que no momento não está fisicamente disponível para clipes mais elaborados, como os que envolvem coreografias ou uma direta exposição de sua imagem. Também podemos ver que de certa forma Britney diminuiu o impacto de uma das melhores músicas do seu último disco, Blackout, com um vídeo em que a música fica em segundo plano. Pelo fato do vídeo ser uma história, a música é como uma trilha sonora. Outra frustração para os admiradores ou fãs da cantora, é o fato dela estar ausente em um vídeo-clipe, único meio pelo qual britney, desde que sua vida pessoal virou o principal temas de tabloídes, tem de alguma forma se conectado/comunicado com eles. Em que no pior momento de sua carreira, apesar do ótimo disco, pode ser mais um impecilho para o sucesso comercial e prestígio artístico. E para inquietar ainda mais, o clipe finaliza dizendo que haverá continuação. Em Mangá? Espero que não.

Positivamente, o clipe foge dos padrões dos clipes de Britney onde se explora sua imagem de forma sexualizada. A canção Break The Ice possui letra e ritmo insinuante com direitos a gemidos semelhantes aos presentes em um de seus maiores sucessos, a canção I’m Slave 4 U. Assim, o clipe em animação vai na contra mão da própria Britney, ao mostrar outra perspectiva. Perspectiva essa, que alguns fãs mais atentos, tem percebido nas “mensagens” que o clipe traz. Como o fato dela explodir uma Britney congelada em uma espécie de laboratório, significaria uma libertação da atual Britney com a antiga Britney. Uma metáfora para sua independência pessoal e artística. E nesse racioncício, os inimigos seriam os paparrazi e até mesmo os magnatas da indústrias fonográficas que tentam manipulá-la. E segundo tais interpretações, sobra até para o ex, Kevin Ferdelaine, o tal canalha sedutor. E para mostrar que o vídeo é mais interessante do que aparenta, vazou na web uma versão do mesmo sem a música e com um suposto “som original” onde é possível ouvir falas e entender melhor o enredo do vídeo.

Desta forma, percebemos que Britney quebrou o gelo - já que desde que seu pai está perto dela, ela tem se comportado bem, sem escândalos - de uma forma que só ela tem conseguido fazer ultimamente: com polêmicas e controvérsias sobre si mesma. Confira abaixo o vídeo e depois, o vídeo sem a música com o áudio original do mangá:

Clipe

http://www.youtube.com/watch?v=rr3PSy6eyC4&feature=related
Vídeo - com áudio original



Nenhum comentário: