terça-feira, 27 de novembro de 2007

JOGOS MORTAIS 4 – as seqüências sem fim (e sem sentido) do cinema e da música.




Em 2004 James Wan e Leigh Whannell criaram um dos melhores filmes de terror dos últimos tempos: JOGOS MORTAIS. Assim, popularizaram uma nova forma para os filmes de terror/suspense: sem nenhum monstro ou espírito e sim, violência física e psicológica com direito a reviravolta no final e na poltrona de quem assiste. Três anos depois , em outubro de 2007, chegou aos cinemas Jogos Mortais 4, mostrando que ter feito seqüências desse filme, um acerto, foi, indubitavelmente, um erro.


O que era ótimo no primeiro ficou apenas bom no segundo, fraco no terceiro e sem sentido e banalizado no quarto. Mas a queda de qualidade a cada filme não parece ser problemas para os produtores, afinal, o número 5 está previsto para outubro do próximo ano.


Entretanto, é válido mencionar, que as seqüências de Jogos Mortais não tiveram envolvimento dos autores originais, ao menos da mesma forma como no primeiro filme. Seria uma espécie de dignidade dos autores em relação à obra que criaram? De qualquer forma, o que acontece, é que o número 1, foi uma produção independente que deu certo. Traduzindo, foi sucesso de público e/ou crítica, e assim, algum "olheiro" da indústria do cinema viu no filme potenciais de lucro para os estúdios. Desta forma, vendida a idéia do filme ou os direitos autorais sobre a obra, repetiu-se o que aconteceu com os filmes MATRIX, dos irmãos Wachowski, e CUBO, de Vincenzo Natali, e suas fatídicas seqüências, que também não deveriam ter passado do primeiro.


Honestamente, nada contra seqüências ou contra a lógica dos lucros, mas como espectador não posso simplesmente assisti-las sem constatar a baixa qualidade de história, direção e roteiro desses filmes. Ressalto ainda, que fico ofendido ao sair do cinema, quando deveria me sentir feliz, assim como qualquer fã ou admirador, por saber que alguns dos seus filmes preferidos “continuará em cartaz". E é inevitável, que ao assisti-los algumas perguntas surjam em minha mente, como: Será que tudo é movido apenas a dinheiro? Preguiça de sentar a bunda na cadeira e pensar em algo mais interessante? Medo de lançar um novo filme e não ter a mesma repercussão? Gozar com o próprio ego ao saber que há um número significativo de pessoas que assistem seus filmes, mesmo sendo seqüências medíocres de algo que um dia foi interessante?


Talvez os BACKSTREET BOYS, a boy band que um dia já foi sensação, que um dia tinham cinco integrantes e agora tem quatro, que um dia já vendeu milhões de disco, talvez tenham a resposta. Afinal, eles acabaram de lançar um novo disco com o sugestivo título de "Unbreakable". Mas será que eles são surdos por não terem ouvido a o barulho da relevância que um dia já tiveram, se é que tiveram, fez ao "quebrar"? Nada contra bandas que queiram continuar juntos. Mas, humildemente, acho que deveriam ter a dignidade de sair de cena ou dar "um tempo indeterminado" quando seus trabalhos não são mais tão significativos assim. Ou então, vivam eternamente colocando em primeiro plano o passado como fazem os Rolling Stones ou fizeram recentemente as colegas de geração da boy band, as Spice Girls, que lançaram uma nova música medonha, de clipe idem, mas avisaram que o que importa são os shows que farão com os "grandes sucessos" da carreira. Assim, pelo menos não tentam enganar a ninguém nem a si próprios. Espero não ofender tanto os Boys, que já são Men e que ainda continuam"bonitihos", mas vejam o clipe do primeiro single deste disco e me diz se o que vê, já foi melhor, mesmo sabendo, que o que existiu, não era tão bom assim:




Mas talvez, quem realmente tenha a resposta definitiva para essas seqüências sem fim (e sem sentido) do mundo do cinema e da música sejam os organizadores de um reallity show realizado nos últimos meses na MTV dos Estados Unidos que teve o objetivo de fazer uma versão 2000 dos Menudos. Quem? Calma, se você for mais novo do que eu, talvez não saiba mesmo de quem estou falando. O Menudo foi uma boy band latina, que tinha Ricky Martin entre os membros, que fez muito sucesso nos Estados Unidos e América Latina durante as décadas de 70 e 80. O "Making Menudo", o tal programa que é original até no título, anunciou a nova formação do grupo no último dia 20 de novembro. Os "eleitos" gravarão um cd e farão turnê. Mas me explica: por que reviver um grupo, que tentou ser revivido nos anos 90 e não deu certo, em um cenário musical onde nem os Backstreet Boys estão indo bem?! Veja abaixo, se conseguir, o novo Menudo e verá que não tem muito o que esperar....




Bem, parece ser perguntas demais para um assunto que parece ter uma resposta bem $imples. Ou talvez, seja eu ou você que saibamos a resposta: afinal, provavelmente irei assistir Jogos Mortais 5 em 2008, mas desta vez, esperarei sair em DVD. Afinal, é humano ter esperanças. Ou será que nesse caso, seria burrice?


Um comentário:

Anônimo disse...

achei tão fraco esse quarto filme... gostei mais do terceiro, rs
Adorei seu blog Val, ta lindo
=***